Mostrando postagens com marcador Evolução. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Evolução. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de outubro de 2012

A LINHAGEM EVOLUTIVA DO HOMEM






Evolução Biológica Darwin no Brasil Evolução Humana Publicações LINKS
Comemoração dos 200 anos de nascimento de Charles R. Darwin e dos 150 anos da publicação do livro a Origem das Espécies
Semana do Livro e da Biblioteca 
 - Exposição Darwin 200 anos -
Livros e vídeos sobre Evolução







terça-feira, 16 de outubro de 2012

As teorias sobre a origem do homem


As teorias sobre a origem do homem

As teorias sobre a origem do homem:

· Teoria criacionista – Até o século XIX (e ainda forte muito hoje na mentalidade popular) prevaleceu à concepção de que Deus criou o mundo, narrada na Bíblia, no livro do Gênesis.

· Teoria evolucionista – No século XIX, Charles Darwin publica o seu livro “A origem das espécies” (1859) abalando a concepção criacionista. De acordo com Darwin os seres vivos evoluíram ao longo de milhões de anos de acordo com um processo que ele chamou de “seleção natural”, onde os mais adaptados ao meio ambiente conseguem sobreviver. 

· Big Bang – Seguindo a linhas das teorias científicas, por volta de 1930, Georges-Henri Lemaître afirmou que o universo possuía entre 10 a 20 bilhões de anos e teria sido originado da explosão de um átomo. A Terra (que teria surgido há cerca de 5 bilhões de anos), diferentemente da teoria criacionista, seria apenas um planeta dentre incontáveis planetas existentes no universo.

E possível também fazer uma breve descrição do desenvolvimento do planeta Terra: 

· Era primitiva – Por volta de um bilhão de anos atrás se formaram no planeta Terra os oceanos e as cadeias montanhosas, com as primeiras formas de vida (algas e bactérias). 

· Era primária – Por volta de 300 milhões de anos surgiram às florestas, insetos, répteis e peixes. 

· Era secundária – Por volta de 150 milhões de anos atrás surgiram os mamíferos, as aves e os grandes répteis (os famosos dinossauros). 

· Era terciária – Os primeiros hominídeos surgiram somente a 4 milhões de anos, sendo que o mais antigo é o Australopithecus. 


· Era quaternária – 
Durante a era quaternária (que começou a cerca de 1 milhões de anos atrás; ocorreu o surgimento do gênero Homo, entre 200 e 100 mil anos atrás). As primeiras evidencias tanto do Austrolpithecus como do Homo foram encontradas na África.
 
· Paleolítico (Idade da Pedra Lascada, entre 100 mil e 10 mil a.C.) 
 
Homo erectus – bípede, se mantinha ereto, fazia utensílios de pedra e madeira, pinturas rupestres e enterrava os mortos. 

 
Homo neanderthalensis – controle do fogo. 

· 
Neolítico (Idade da Pedra Polida, a partir de 10 mil a.C.) – Homo sapiens: arco e flecha, embarcações, cerâmica, tecelagem, polimento da pedra.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Áreas do cébrebro do 'Homo sapiens' superavam a de neandertais

Novas análises em 3D do crânio dos primeiros Homo sapiens revelaram que o lobo temporal e o bulbo olfativo deles eram maiores do o dos neandertais.
Nature Communications/ Efe
Imagem em 3D de uma das análises que estimaram o tamanho das regiões do cérebro
Imagem em 3D de uma das análises que estimaram o tamanho das regiões do cérebro
Os pesquisadores associam as funções olfativas a processos cognitivos como a percepção e a intuição.
O resultado foi publicado na revista científica "Nature Communications". 
Fonte: Falha de São Paulo