sexta-feira, 30 de julho de 2010

DIREITOS HUMANOS - DIREITO À EDUCAÇÃO



DIREITO À EDUCAÇÃO
A educação é um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento, por meio do qual as pessoas se preparam para a vida. Através da educação obtém-se o desenvolvimento individual da pessoa, que aprende a utilizar do modo mais conveniente sua inteligência e sua memória. Desse modo, cada ser humano pode receber conhecimentos obtidos por outros seres humanos e trabalhar para a obtenção de novos conhecimentos. Além disso, a educação torna possível a associação da razão com os sentimentos, propiciando o aperfeiçoamento espiritual das pessoas.
Por tudo isso, fica evidente a importância da educação na vida de todos os seres humanos. A educação torna as pessoas mais preparadas para a vida mas também para a convivência. Com efeito, a pessoa mais educada tem maior facilidade para compreender as demais, para aceitar as diferenças que existem de indivíduo para indivíduo e para dar apoio ao desenvolvimento interior e social das outras pessoas. Por isso, a educação de cada um interessa a todos.
A educação de uma pessoa começa nos seus primeiros instantes de vida. Desde o momento em que nasce, o ser humano começa a receber orientação e treinamento, aprende a reagir perante situações criadas pela natureza, pela sociedade e vai adquirindo hábitos, que farão parte de seu modo de ser. E quando começa a observar o meio em que está vivendo e a ter possibilidade de tomar decisões, inicia seu processo de integração na vida social. E daí por diante cada fato e cada situação exercerão influência sobre a definição de sua personalidade. A pessoa adulta será o resultado da educação recebida desde os primeiros instantes de vida.
Como se verifica, a educação de uma pessoa começa na família ou no meio social em que a criança nasceu e passa a viver. Essa é a chamada educação informal, que é dada fora da escola, tanto à criança quanto ao adolescente e ao adulto. Ao lado dessa, existe, ou pelo menos deve existir, a educação formal, que é dada na escola. Não se pode dizer que uma seja mais importante do que a outra, pois na realidade ambas podem ter influência decisiva na vida de qualquer pessoa.
Até há poucos anos, se considerava que a educação informal tinha a principal responsabilidade pelo bom desenvolvimento psicológico das pessoas e por seu preparo básico para a vida social. Isso porque durante os primeiros. anos de vida, quando a pessoa recebe os ensinamentos iniciais sobre como se comportar no relacionamento com outras pessoas, não existe ainda o contato com a escola. Depois disso, considerava-se normal que as pessoas passassem mais tempo com a família do que no ambiente escolar. Por esses motivos, considerava-se que a escola era um complemento da família.
Mas no mundo atual, a situação já não é a mesma. Os sistemas de vida de quase todos os povos deixam pouco 'tempo e reduzidas possibilidades para a vida familiar. Aumentou muito o número de grandes cidades, nas quais a maioria das pessoas adultas passa a maior parte do dia fora de casa, além de perder muito tempo com a locomoção. E mesmo nas cidades menores, já se tornou comum que quase não exista convivência no lar. Todos esses fatores reduziram muito a possibilidade de educação informal.
Além disso, aumenta cada vez mais a influência dos conhecimentos técnicos e científicos, e de outros adquiridos na escola, sobre o progresso individual e social dos seres humanos. E os meios de comunicação de massa, transmitindo informações e conhecimentos, bem como sugestões sobre comportamentos, podem ter influência decisiva na vida das pessoas que não estiverem bem preparadas para avaliar racionalmente essas transmissões.
Por todas essas razões, tornou-se praticamente indispensável a boa educação escolar, a fim de, que a pessoa possa desenvolver sua personalidade e esteja bem preparada. para a vida social. É por isso que se inclui o direito à educação, tanto na família quanto na escola, como um direito fundamental da pessoa humana.
A possibilidade de receber educação na família e na sociedade, fora da escola, depende das condições gerais da vida social. Os valores predominantes na sociedade, as condições econômicas, os costumes, tudo isso é importante, mas são formas indiretas de promover a educação e não estão imediatamente ligadas ao que se costuma chamar de sistema educacional. Este compreende o conjunto de escolas, de todos os níveis, em funcionamento no país, num Estado ou numa cidade.
Para que o sistema escolar possa desempenhar bem suas funções, que são da máxima responsabilidade, é preciso que as escolas tenham como objetivo principal dar boa formação e bom preparo aos alunos. Todos os demais objetivos devem vir depois desse.
Assim, por exemplo, quando um grupo de pessoas resolve abrir uma escola e fazer disso o seu meio de vida (ganhar dinheiro), é evidente que precisam cobrar dos alunos, para terem um bom prédio, com equipamento adequado, para terem bons professores e para que não falte o material escolar necessário. Além disso, precisam também do dinheiro para sua própria subsistência. O que não se pode admitir é que organizem e dirijam a escola tendo como principal objetivo ganhar dinheiro, deixando em posição secundária a preocupação com a qualidade do ensino.
Outra exigência fundamental é que todos, sem qualquer exceção, tenham igual oportunidade de educação. Não basta dizer que todos têm o mesmo direito de ir à escola, é preciso que tenham também a mesma possibilidade. Na realidade, não está assegurado para todos o direito à educação onde não existe escola ou quando não há escolas suficientes. Não está assegurado esse direito quando os pais não podem pagar as taxas da escola e comprar os livros e o material escolar, ou quando a pobreza obriga as crianças a procurar trabalho muito cedo, não lhes deixando tempo e disposição para a escola.
Além da manutenção de escolas em ,quantidade suficiente, em todos os núcleos habitacionais e dentro das possibilidades econômicas de todos os que precisam da educação, é necessário que as escolas tenham igual nível de qualidade. Não é justo que as escolas da zona rural não tenham o mesmo equipamento que se encontra na zona urbana, assim como não é justo que as escolas dos bairros pobres sejam inferiores, em qualquer sentido, às dos bairros ricos. Todos devem ter o direito à educação da mesma qualidade.
A educação básica, para as crianças, deve receber o máximo apoio, mas os adolescentes e adultos também têm direito à educação. O sistema escolar deve estar no seu alcance, de tal modo que seja possível conciliar outras atividades, como o trabalho e as responsabilidades da família, com a procura de aperfeiçoamento através de cursos e outros meios de aprendizagem. Quanto mais educação a população receber, maior será a possibilidade de criação intelectual e, em consequência, de independência do país.
A educação deve ser prioridade de todos os governos, pois através dela as pessoas se aperfeiçoam e obtêm elementos para serem mais úteis à coletividade. Dando-se bastante apoio à educação, muitos problemas desaparecerão, porque as pessoas estarão mais preparadas para a convivência, e haverá maior participação no estudo e na decisão dos assuntos de interesse comum. É necessário e justo que os recursos 'da sociedade sejam utilizados para estender a todos, de modo igual, o 'direito à educação.

Fonte: Viver em Sociedade - Dalmo de Abreu Dallari

1 – Qual a importância da educação na vida de todos os seres humanos?
2- Quando começamos a aprender?
3 - Qual a diferença entre educação informal e formal?
4 – O autor do texto afirma que no mundo atual a educação escolar indispensável. Quais fatores podemos relacionar a importância da educação escolar hoje?
5 - Escolha uma frase que foi fornecida pelo professor e explique seu significado.
6 - Fazer um desenho apontando os principais problemas presentes na nossa escola.

7 – Imagine a escola de seus sonhos e faça um mural (cartolina) representando essa escola. Você pode utilizar recorte de jornas, de revistas, desenhos, impressão de imagens da internet.