terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atividades 2 - Democracia

Vivendo em sociedade, temos de seguir normas, como as regras da boa Convivência (solidariedade, ética, respeito ao ambiente e ao ser humano) e as leis estabelecidas pelas autoridades. Com isso, é comum as pessoas se questionarem: "Será que estou tendo uma atitude democrática? Será que essa lei atende aos princípios da democracia? O governo é democrático?". Nem todos, porém, sabem de fato o que significa a palavra democracia. Para esclarecer essa questão leia essas citações:
O que é democracia?
A democracia é uma das mais antigas idéias da humanidade. Jamais realizada plenamente. Em seu nome já se fez muito bem e se praticou muito mal. Tem servido ao longo desse período tanto para inspirar movimentos libertadores como para justificar golpes militares e regimes de opressão. Para alguns é apenas uma forma de governo; derivada de eleições diretas e que só existe nos países capitalistas. Para outros é algo mais profundo que afeta a todas as relações da sociedade (econômicas, sociais, políticas, culturais) em busca da igualdade e que, portanto, não existe nas sociedades capitalistas. [...] A democracia é o igual e o diverso. O encontro de liberdades. A convergência da pessoa e da comunidade. Da sociedade civil e do Estado (administração dobem público). [...] A democracia se constrói em tomo de alguns princípios fundamentais, simples em seu enunciado, complexos e radicais em sua realização histórica: igualdade, liberdade, diversidade, solidariedade, participação. Separados eles se negam, juntos eles constroem o processo que leva à democracia. (SOUZA. Herbert de. Escritos indignados: democracia x neoliberalismo no Brasil)

“A democracia burguesa é um regime, uma articulação determinada das instituições do Estado burguês e, portanto, também uma ditadura da burguesia sobre os explorados, uma democracia para os ricos. "A sociedade capitalista, considerada nas suas mais favoráveis condições de desenvolvimento, oferece-nos uma democracia mais ou menos completa na república democrática. Mas essa democracia é sempre comprimida no quadro estreito da exploração capitalista; no fundo, ela não passa nunca da democracia de uma minoria, das classes possuidoras, dos ricos. A liberdade na sociedade capitalista continua sempre a ser, mais ou menos, o que foi nas Repúblicas da Grécia antiga: uma liberdade de senhores fundada na escravidão" (Eduardo Almeida Neto – Brasil Reforma ou Revolução?)

Questões:
1. Algumas pessoas consideram que a democracia se resume ao direito de votar para eleger seus representantes (prefeitos, governadores,presidente, vereadores, deputados e senadores). Que outros direitos democráticos você saberia citar?

2. O Brasil é considerado um país democrático, mas a maioria do povo não exerce afetivamente a democracia. A charge acima ilustra muito bem nossa situação. Explique com suas palavras qual é a crítica social que ela traz sobre a democracia brasileira?

3. Demonstre com exemplos do seu dia-a-dia que a democracia brasileira não é completa, não é real.