quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um pouco da história da Terra

HadeanoA história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas mudanças.
Nesse período, denominado pelos cientistas de Hadeano, o planeta era uma grande massa disforme de rochas em ebulição, bombardeada por uma incessante chuva de meteoros e cometas, não abrigando nenhuma forma de vida. De repente, a grande colisão com um planetóide errante arrancou milhões de pedaços do planeta. Parte desses destroços ficaram na órbita da Terra e acabaram por juntar-se, formando a Lua.

Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php
Gradativamente o planeta perdeu calor, e esse resfriamento fez que com as rochas começassem a se solidificar, formando a crosta terrestre, estreita camada de rocha que cobre toda a Terra.
Durante estes acontecimentos, começou a ser expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esses gases formaram a chamada atmosfera primitiva e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras chuvas. Assim, por volta das 4h já existia um imenso oceano cobrindo toda a Terra, ainda bastante quente (Arqueano). Os oceanos primitivos possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

Arqueano

Imensos oceano do Arqueano, há 3,8 bilhões de anos. Fonte da imagem: 

A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois foi no mar que surgiram  as primeiras forma de vida (as bactérias) em algum momento entre as 5 e 6 horas da manhã. Estes seres microscópicos dominaram sozinhos o planeta até as 21h (fim do Proterozoico).
Até agora estivemos visitando o chamado Pré-Cambriano, que cobriu quase 90% da história da Terra.
A partir das 21h06 tudo começou a acontecer de forma muito rápida. Inicia-se o Paleozóico (paleo  = antigo + zoico  = vida), que se estenderá até as 22h28 e que,  por ter sido tão rico em eventos, teve que ser dividido em 6 períodos bem distintos.
A atividade vulcânica, no Paleozóico, está bem mais amena, alternando entre períodos de calmaria e de grandes explosões em todo o planeta.
As primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

cambriano

Terra no Cambriano (há 550 milhões de anos), em preiro plano a trilobita. 

Os primeiros peixes, esponjas, corais e moluscos surgiram ainda no Cambriano, mas só depois de 12 minutos (no Ordoviciano) que passaram a existir as primeiras plantas terrestres. Algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.

Ordoviciano

Terra durante o Ordoviciano, há 500 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php

A partir da existência de uma atmosfera já bem desenvolvida, as variações climáticas começam a ocorrer com tanta frequência, que provocam sucessivas extinções em massa de espécies recém surgidas. Procurando adaptar-se a essas necessidades, as espécies passam a apresentar partes duras (conchas, dentes, etc.) e algumas delas acabam por ser preservadas como fósseis, possibilitando a sua descoberta e estudo por uma outra espécie ainda muito distante.

Siluriano

Terra durante o Siluriano, há 430 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php

Finalmente os continentes são invadidos por milhões e milhões de diferentes espécies de insetos, alguns dos quais sobrevivem até hoje.
No período Devoniano (por volta das 21h50), uma grande catástrofe ecológica dizimou quase 97% de todas as espécies existentes. Passados mais 10 minutos, no Carbonífero, grandes florestas  e pântanos formaram e foram destruídos sucessivamente, formando os depósitos de carvão explorados até hoje.

Carbonifero

Florestas e pântanos do Carbonífero, há 300 milhões de anos atrás. 

Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis.
Às 22h41 entramos na Era Mesozoica (a era dos repteis) que durou pouco menos de uma hora (180 milhões de anos). No início do Mesozoico formou-se um supercontinente, chamado Pangea, que depois dividiu-se em dois grandes continentes conhecidos como Laurásia, ao norte, e Gonduana, ao sul.
Assistiremos, também, ao surgimento de uma imensa variedade de dinossauros, herbívoros em sua maioria, que  reinarão no planeta durante mais de 160 milhões de anos. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis, os dinossauros, e esse período ficou caracterizado como o Período Jurássico.

Jurassico

Os dinossauros reinavam na Terra durante o Jurássico, há 200 milhões de anos atrás. 

Por volta das 23h39, porém, um meteoro de pelo menos 15 km de diâmetro irá atingir a atual península de Yukatan (México) jogando bilhões de toneladas de poeira na atmosfera. Uma grande noite irá abater-se sobre o planeta, impedindo a fotossíntese das plantas, que não poderão alimentar os herbívoros, que por sua vez não poderão servir de alimento aos carnívoros...

Paleoceno

Fim da era dos dinossauros, há 65 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php

Pelo menos a metade das espécies existentes irá ser extinta nessa grande catástrofe, inclusive todos os grandes dinossauros, abrindo espaço para que os mamíferos iniciem o seu reinado, que perdurará até os dias atuais...

era dos mamiferos

Mamíferos do Mioceno, 23 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php

O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos.
Faltando pouco mais que 20 minutos para o fim do nosso dia, iniciou a Era Cenozóica, e acontecerá a fragmentação dos grandes continentes até a conformação atual.
A América do Sul separou-se da África, surgindo o Oceano Atlântico Sul; a Austrália será separada da Antártica e a América do Norte separou-se da Europa. Grandes cadeias de montanhas foram formadas nessa deriva continental, como o Himalaia e os Alpes, e novos ecossistemas foram formados e isolados dos demais, permitindo a especialização de algumas espécies... Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.

Pleistoceno

Mamíferos do Plesitoceno, há 2 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php

Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.

australopitecus

Australopithecus Afarensis, há 3 milhões de anos atrás. Fonte da imagem: http://www.karencarr.com/index.php
 
Por volta das 23:59:57 (150.000 anos atrás),  faltando apenas 3 segundos para o término de nossa exaustiva viagem, veremos os primeiros grupos de Homo Sapiens  caçando no continente africano. Essa nova espécie sobreviveu à última glaciação e migrou apressadamente para os demais continentes, sem se incomodar com as características particulares de cada ambiente nem com o delicado equilíbrio conseguido ao longo do tempo.
Dominou todas as outras espécies, provocando o desaparecimento de algumas delas, e começou a usar a escrita e, portanto, a fazer História, no último décimo do último segundo...

Este texto foi adaptado e modificado de
Fonte: http://www.ufrgs.br/