domingo, 17 de novembro de 2013

Estudo mostra como mamíferos evoluíram após extinção dos dinossauros

Um novo estudo publicado recentemente mostra como os primeiros mamíferos surgiram após a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, em um evento causado pela queda de um asteroide em Chicxulub, na península de Yucatán, no México.
Primeiros mamíferos
Segundo os pesquisadores, a era dos mamíferos se iniciou com um pequeno animal do tamanho de um esquilo. Se o asteroide não tivesse caído na Terra e extinguido os dinossauros, certamente não estaríamos aqui hoje.
A equipe de pesquisadores liderada por Paul Renne concluiu que a data do impacto e a do começo da extinção foram muitos próximas, de modo que se o asteroide não foi o culpado pelo fim dos dinossauros, ele pelo menos acelerou esse processo.
Análises recentes no solo e em fósseis da região sugerem que esses dois eventos (impacto e extinção) estão separados por aproximadamente 32 mil anos. Até então, acreditava-se que esse número era de pelo menos 200 mil anos. Os novos resultados apoiam a antiga tese de que um asteroide dizimou os dinossauros.
Os cientistas estudaram 4541 características de mamíferos modernos e extintos, rasteando seu DNA até encontrar um ancestral em comum.
As análises sugerem que o primeiro mamífero surgiu pouco tempo depois após a extinção dos dinossauros. O animal era pequeno e possuía dentes afiados, rabo branco e peludo, olhos castanhos e possivelmente se alimentava de insetos. Desde então, diversas outras espécies puderam surgir e prosperar, ou seja, de certo modo, somos resultado de uma catástrofe. Se ela não tivesse acontecido, os dinossauros poderiam ter vivido por muito mais tempo.
Esse animal evoluiu para diversas outras espécies ao longo do tempo, que incluem morcegos, baleias, elefantes e primatas como o homem.
Diferentemente dos dinossauros, os mamíferos são capazes de se adaptar em diversos ambientes. Isso foi muito importante uma vez que o clima na Terra mudou radicalmente após o impacto do asteroide. [LiveScience]