terça-feira, 16 de outubro de 2012

Escala de tempo geologico


Escala de tempo geologico

Paleozoico  
• Cambriano
• Ordoviciano
• Siluriano
• Devoniano
• Carbonifero
• Permiano  
Mezozoico  
• triassico
• jurassico
• cretaceo  
Cenozoico  
• Paleogeno:
Paleoceno-Eoceno-Oligoceno
• Neogeno:
Mioceno-Plioceno-Pleistoceno-Holoceno

1. Paleozoico

Picture
Durante esta era havia seis massas continentais principais, que conheceram montanhas enormes ao longo de suas margens, e incursões e recuos dos mares rasos através de seus interiores, como mares continentais.   O Paleozoico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal. Em seu começo houve uma grande diversificação evolutiva dos animais, a explosão cambriana, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram dentro dos primeiros milhões dos anos. Já no extremo oposto do Paleozoico ocorreu aextinção maciça, a maior da história da vida na Terra, que extinguiu aproximadamente 90% de todas as espécies animais marinhas. As causas de ambos estes eventos ainda não são bem conhecidas. Também pode ser chamada de Era Primária     Muitas rochas paleozoicas são economicamente importantes. Por exemplo, rochas calcárias para finalidades industriais de construção civil, assim como os depósitos decarvão, que foram formadas durante o paleozoico.

Seres vivosa daquela epoca

Picture
cambriano
Picture
ordoviciano
Picture
siluriano
Picture
devoniano
Picture
carbonifero
Picture
permiano

2. Mezozoico

Picture
No início desta era, toda a superfície terrestre se concentrava num único continente chamado Pangéia (ou Pangea).

Esta foi uma era onde dominaram répteis como os dinossauros,pterossauros e plesiossauros. Durante o Mesozóico estes animais conquistaram a Terra e desapareceram mais tarde de forma misteriosa, sendo a causa mais provável a colisão da terra com meteorito, sendo estimada como a segunda maior extinção em massa da terra. (A maior já estudada foi no final do pérmico, estima-se que tenha extinto 90% de todas as espécies que viviam na Terra.)

Os primeiros mamíferos se desenvolveram, apesar de não serem maiores que ratos. As primeiras aves apareceram durante o Jurássico, e embora a sua descendência seja motivo de grande discussão entre os cientistas, grande parte aceita que tenham origem nos dinossauros. As primeiras flores(Angiospérmicas) apareceram durante o período Cretáceo.

Seres vivosa daquela epoca

Picture
triassico
Picture
jurassico
Picture
cretaceo

3. Cenozoico

Picture
Era Cenozóica marca a abertura do capítulo mais recente da história daTerra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo.  A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.

Seres vivos daquela epoca

Picture
                          Paleogeno: Homo sapiens    
Picture
Neogeno: Homo sapiens sapiens
Picture
Neogeno: animais