terça-feira, 16 de outubro de 2012

Terremotos e Maremotos


Terremotos e Maremotos

  • TERREMOTOS (ABALOS SÍSMICOS)
    Os terremotos, também conhecidos por abalos sísmicos, são quaisquer movimentos bruscos que acontecem na litosfera. Os maiores abalos sísmicos estão relacionados com a dinâmica das placas tectônicas, pois os seus limites são zonas geologicamente instáveis. Devido as enormes pressões que as placas tectônicas recebem, é comum que acontecam esses movimentos bruscos nas suas bordas.
    O foco do terremoto, ou seja, aonde ele realmente aconteceu, se chama Hipocentro. Alinhando com a superfície, chamamos de Epicentro.
    Contudo, podem existir terremotos em áreas mais estaveis de placas tectônicas, como o centro delas. É o caso do Brasil, que há inúmeros registros de terremotos dentro do nosso território, pois são causados por exemplo, por falhamentos na estrutura da litosfera, ou de terremotos que aconteceram na zona de subducção da placa de Nazca com a da Sulamericana e que por propagação de ondas chega até o nosso país. É pertinente salientar que são terremotos com pouca Magnitude e Intensidade.
Terremoto causado por uma falha geológica
Fonte: http://agarraaciencia.blogspot.com/2011/06/epicentro.html

    A Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos. Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935:
log E = 11,8 + 1,5M          
onde E= energia liberada em ergs e M=magnitude do terremoto.
Escala Richter
Fonte: http://naoinercial.wordpress.com/2011/03/30/tsunamis-terremotos-oh-terrinha/

    A Intensidade sísmica é uma medida qualitativa  que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre. A classificação da intensidade sísmica é feita a partir da observação “in loco” dos danos ocasionados nas construções, pessoas ou meio ambiente. Existem diferentes escalas de intensidade. A mais utilizada, particularmente no ocidente, foi proposta por G. Mercalli em 1902, posteriormente alterada em 1931 (Mercalli Modificada, 1931). É  no epicentro do terremoto que normalmente o grau de intensidade é mais elevado e seus efeitos vão diminuindo a medida que se se afasta dessa área. Não existe correlação direta entre magnitude e intensidade de um sismo. Um terremoto forte pode produzir intensidade baixa ou vice-versa. Fatores como a profundidade de foco, distância epicentral, geologia da área afetada e qualidade das construções civís são parâmetros que acabam por determinar o grau de severidade do sismo. (Fonte: http://vsites.unb.br/ig/sis/intensid.htm)

  • MAREMOTOS E TSUNAMIS
     Os maremotos, são terremotos que acontecem em áreas imersas, portanto temos uma camada de água por cima. As ondas sísmicas se propagam por esse meio aquoso também, e essa dinâmica pode ocasionar os temidos Tsunamis, conforme a figura abaixo:
 
 Os Tsunamis
 Fonte: http://pegadasgeograficas.blogspot.com/2011/03/os-tsunamis.html


Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br