terça-feira, 16 de outubro de 2012

Solos, Tsunamis, Terremotos




Tsunamis







Em 22 de maio de 1960, pescadores na ilha de Chiloé, sul do Chile, ao sentirem as fortes vibrações de um dos maiores terremotos já registrados, correram para o mar em suas embarcações tentando se  proteger. 10 a 15 minutos após o terremoto, o mar recua dezenas de metros e volta logo em seguida numa onda gigantesca destruindo todos os barcos. Apenas na ilha de Chiloé 200 mortes foram contabilizadas.Até no Havaí, a 10.000 km de distância, os efeitos destas ondas causaram mais de 60 mortes e milhões de dólares em destruição. Ondasgigantescas e destrutivas (até 10 ou 20 metros de altura) podem atingir regiões costeiras após a ocorrência de um grande terremoto com epicentro no mar. Estas ondas, ou Tsunami, são geradas por um deslocamento rápido da coluna de água na área epicentral de um terremoto ocorrido em uma falha próxima ao fundo do mar. Este deslocamento (raramente superior a um metro de altura) se propaga como ondas em todas às direções com velocidades que dependem da profundidade do mar. Em alto mar as ondas viajam com velocidades de um avião, mas, tendo amplitude pequena e um comprimento de onda de centenas de metros constituem ondulações suaves da superfície do mar e passam desapercebidas. Chegando próximo ao litoral onde o mar é mais raso, a velocidade diminui (para 50 - 70 km/hcomo um automóvel). Esta diminuição da velocidade dê propagação faz a energia da onda se acumular em uma extensão bem menor de água aumentando, consequentemente, a altura da onda (até mais de 30 metros já foram observados); este acúmulo de energia provoca também transporte deágua (correntes) inundando a região costeira por centenas de metros terra adentro. Tsunami são. muito frequentes no Pacífico devido à predominância de falhas inversas nas zonas de subducção. Terremotos no Alasca, por exemplo, podem gerar Tsunami que causam destruição no Havaí, várias horas mais tarde, a milhares de quilômetros de distância. 
Está em implantação um sistema de alarme para Tsunami no Pacífico baseado na determinação rápida de epicentros, magnitudes e orientação das falhas (já disponível pela rede mundial de sismógrafos), modelamento matemático das ondas do tsunami (em aperfeiçoamento) e medidas em tempo real registradas por sensores colocados no fundo oceânico em instalação). 

Fontes: González, 1999. Tsunami! Scientific American, maio de 1999 pp. 44-55. 

Estabeleça relações entre o texto “Tsunamis” com o ocorrido no Japão seguindo os seguintes critérios: 
  1. Nível de destruição; 
  2. local de formação do terremoto e tsunami; 
  3. Capacidade de previsão de tal fenômeno  
  4. Ao analisar o ano do desastre no Chile 1960 e o ano desta matéria 1999 o que mudou em relação ao ano de 2011 com o desastre no Japão? Comente.