terça-feira, 16 de outubro de 2012

Geologia 2: Imagens

Imagens:
Começando pela procura de evidencias paleontológicas por parte de Wegener

Tectônica_Global_-_Deriva_Continental.jpg

Agora este é o perfil que eu vou desenhar na próxima aula, mostrando limites de placas convergentes e divergentes e suas implicações:
Alguns termos estão em inglês mas não se preocupem! O importante é identificar a movimentação e que em alguns lugares, a placa é destruída, e em outros, a placa é construída!
subduccção.jpg

Já a imagem abaixo mostra perfeitamente como um novo oceano se forma! Esse foi o mesmo processo de separação entre as placas Sul-americana e Africana, que criou o oceano Atlântico.
Tectônica_Global_-_Limite_Divergente.jpg


Abaixo, percebe-se claramente as dorsais meso-oceânicas ao longo de todo o planeta. Com destaque para a dorsal meso-Atlântica!

Tectônica_Global_-_Mid-Oceanic_Ridges_(2).jpg

Já agora, identificamos o mapeamento, e a datação das rochas do assoalho (fundo) oceânico. Identifiquem que justamente nos locais das dorsais, faça uma superposição com a imagem anterior, as rochas são mais recentes, e quanto mais afastadas, mais antigas elas são!
Em milhões de anos, vermelho é recente, e azul, são antigas!
Tectônica_Global_-_Idade_das_rochas.jpg

Agora o que eu mostro é o tipo de isostasia que desenhei no quadro: Isostasia baseada em aumento de peso por depósitos glaciais.
Glacio-isostasia.jpg

Esquema básico sobre as falhas transformantes:
Tectônica_Global_-_Limite_Transformante.jpg

E a última imagem de hoje, uma demonstração de falhamento, identificando os pontos de foco, epicentro, relacionados aos abalos sísmicos.


Enfim, por hoje é só, um grande abraço a todos vocês, ótimo estudo durante a semana. Obrigado pelos e-mails de volta como agradecimento.
Continuaremos com o postal, e até o final do ano isso fará muita diferença para os estudos!
Falha-full.jpg


Até mais!!!]

Fonte: http://vitingeo.wikispaces.com