terça-feira, 16 de outubro de 2012

Macrorelevo submarino (imerso)


Macrorelevo submarino (imerso)

     As formas do relevo submarino podem ser consideradas todas as formas que se encontram encobertas por água, ou seja, imersa pelos mares e oceanos, conforme a figura abaixo: 
Formas de relevo submarino
Fonte: http://terradefronteira.blogspot.com/2011/04/dinamica-da-crosta-terrestre.html

    Dentre as inúmeras formas de relevo, uma das mais importantes é a Plataforma Continental. Esta se caracteriza por estar em até de 0m até 200m de profundidade a partir do nível do mar. São áreas marinhas com grande incidência de luz solar, propiciando a maior diversidade da fauna marinha, da mesma forma que a atividade pesqueira se encontra nesta porção do relevo submarino. Nesta região da plataforma, se encontram as Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE´s), que se caracterizam por serem zonas delimitadas por uma linha situada a 200 milhas marítimas da costa, mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da plataforma continental. A ZEE separa as águas nacionais das águas internacionais. Estas ZEE´s são de responsabilidade dos países que tem áreas costeiras e tem a responsabilidade de gestão dos recursos naturais que estas áreas dispõe. O principal é o Petróleo, que se encontra nas plataformas continentais que possuem sempre estruturas geológicas sedimentares.
Plataforma continental
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6069

     Outras formas de relevo submarino são os Taludes, que é um declive que marca a transição da Planície Abissal (ou Pelágica). Esta se encontra aproximadamente 5.000m de profundidade, tendo como características a ausência de luz, bem como uma enorme pressão em função da quantidade de água existente e o frio. A fauna consiste em peixes cegos, algas e polvos. Mesmo sendo uma planície, estas áreas podem ter relevos mais acidentados.
    Ainda temos as Dorsais Oceânicas, que são os limites de placas tectônicas divergentes. Estas Dorsais formam uma cadeia montanhosa em baixo do coeano, como a Cordilheira Meso Atlântica, entre o Brasil e o continente Africano. Também temos as Fossas Submarinas, que são as zonas mais profundas da Terra, podendo chegar até 11.000m como a fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas. Por fim, as Ilhas Vulcânicas que são topos de vulcões submarinos, relacionados aos Hot Spots.


Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br