domingo, 22 de fevereiro de 2015

Orientações para Trabalhos Escolares e Acadêmicos


Dicas para elaboração de tabalhos, links para sites com orientações de como fazer uma pesquisa escolar e referências bibliográficas
Para que um trabalho de pesquisa seja completo, antes de tudo, deve ser feita uma pesquisa em diversas fontes (livros, revistas, jornais, enciclopédias, internet e outros), nas quais o aluno anotará as informações mais importantes sobre o assunto. Tais anotações são conhecidas como fichamento, que serão a base do trabalho. É importante ressaltar que o aluno deve sempre anotar a fonte de onde retirou as informações, ou seja, fazer referência de todos os materiais que utilizou para elaborar o trabalho. Outra dica importante é que o aluno deve ler as informações encontradas, compreendê-las e formular o trabalho com suas palavras, e não somente copiar para o papel aquilo que encontrou. Esse processo ajudará muito no seu aprendizado. 

Após a etapa de pesquisa do assunto, segue-se para a montagem do trabalho. Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:
  • capa;
  • sumário;
  • introdução;
  • desenvolvimento do assunto;
  • conclusão;
  • bibliografia consultada.
Capa: geralmente contém elementos como o nome da escola, o título do trabalho, o nome do aluno ou alunos (caso seja um trabalho em grupo), número e série, nome do professor e da disciplina, nome da cidade e data. Uma capa bem feita valoriza muito o trabalho.

Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Desenvolvimento do trabalho: é o trabalho propriamente dito. Deve conter um texto claro e objetivo, abordando completamente o assunto, levantando problemas e soluções, e também as argumentações do aluno. É importante que o texto não contenha erros de gramática e tenha coerência, ou seja, começo, meio e fim.

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada.

Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais). Deve ser feita em ordem alfabética e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR-6023/2002.

Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm


Abaixo estão listados alguns sites que oferecem informações e orientações sobre como fazer uma pesquisa escolar.


http://www.sobresites.com/pesquisa

http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm

http://www.infoescola.com

http://www.scribd.com/doc/2756853/Como-elaborar-trabalhos-escolares-Daniel-Walker