quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A ciência conta a História do Planeta Terra


A história da Terra teve início a aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Para localizar no tempo os acontecimentos dessa história os cientistas elaboraram a escala internacional do tempo geológico.

O TEMPO GEOLÓGICO

é dividido em várias partes o qual (é medido em milhões anos) e com duração diferentes e as divisões usadas são bilhões de :
ÉPOCA: é uma divisão de um período geológico. Ela é a menor divisão de tempo geológico, durando vários milhões de anos.
PERÍODO: Na divisão do tempo geológico, uma era compreende períodos geológicos e estes se subdividem em épocas geológicas.
Uma ERA compreende períodos geológicos. Dois ou mais períodos geológicos formam uma ERA, a qual tem centenas de milhões de anos de duração.
Duas ou mais eras geológicas formam um EON, a qual é a maior divisão de tempo geológico, durando centenas de milhões de anos. A principal divisão do tempo geológico é dada em eons que são, dos mais antigos para os mais recentes: Arqueano, Proterozóico e Fanerozóico.


Como determinar a idade da Terra?
  Determinar a idade das rochas ajuda a conhecer a evolução da Terra e a vida que nela surgiu. Entre as grandes transformações que caracterizam a evolução da Terra, a que mais nos interessa é o aparecimento do ser humano na superfície terrestre. Por isso os cientistas se empenham em conseguir a data mais precisa possível de sua origem. Mas não é fácil.

Métodos de Datação
  Há várias maneiras de calcular a idade das rochas. Baseando-se no conhecimento da radiatividade, hoje o ser humano pode determinar a idade de alguns tipos de rocha com bastante precisão.
 Mas os registros fósseis também são muito importantes", pois já foi comprovado que, em uma área sedimentar (deposição de matéria), as camadas inferiores são sempre as mais antigas e as superiores — ou seja, as camadas mais próximas do solo — são formadas por rochas mais recentes.
    Estudando as rochas e os fósseis, foi possível chegar a algumas conclusões a respeito do passado da Terra, principalmente sobre as variações do clima e as modificações na flora e na fauna. Com base nesses estudos, também foi possível determinar a idade do nosso planeta: ele deve ter sido formado há cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos











Fósseis














































Oficina de Réplicas - USP

  OS FÓSSEIS
  ICNOFÓSSEIS
  VEGETAIS
  EXPEDIÇÕES
  CONTATOS
COLEÇÕES PARA PESQUISA


Os fósseis

Fóssil de peixe.


Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.

O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.

Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.
Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).
Por Eduardo de Freitas 
Graduado em Geografia