sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A composição e o ciclo das rochas

A composição e o ciclo das rochas


       Em geologia, rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos. 


                                               Ametista

- As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais.
- Minerais - Elementos químicos definidos.
- Encontrados na forma líquida, com exceção do mercúrio e a água.

    Uma das classificações mais utilizadas se baseia na origem das rochas, distinguindo três grandes grupos:
Rocha Magmática (ou Rochas Ígneas): 
Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. 
Granito

Podem ser de dois tipos:
- Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície, muitas vezes sem formar cristais visíveis a olho nu. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido.
                            Caverna de Basalto - Ilha Reunião

Usado na pavimentação de ruas e estradas, o basalto também é matéria-prima no molde de estátuas e obra de arte.

Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito, diabásio, sienito e o gabro.
Os  metais fazem parte da composição dos minerais. As rochas magmáticas podem conter minerais metálicos, formando jazidas importantes do ponto de vista econômico. 

Rochas Sedimentares: 
As rochas sedimentares fazem parte de 80% da superfície dos continentes; são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:
Detríticas ou Clásticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito,formado pela deposição de areia e o argilito.
                       Arenito                                                  Argilito

Químiogénicas - Se formam por meio de processos químicos que resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Alguns exemplos são as estalactites e as estalagmites de cavernas.


Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquífero, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite; e o carvão, formado a partir dos resíduos vegetais. 
Rochas sedimentares podem conter petróleo, gás natural e carvão, fontes de energia essenciais no mundo atual.
Rochas Metamórficas 
São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultâneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do argilito; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.
                                    Rocha inicial - Granito - Rocha metamórfica: Gnaisse
                             Ardósia formado a partir do Argilito.
                         Mármore - formado a partir do Calcário

OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.


A próxima grande extinção
"[...] Estamos acabando com os minerais da Terra. E isso pode abrir uma crise tecnológica: várias invenções, das mais fúteis às mais essenciais, poderão deixar de existir. [...] Até que a humanidade colonize outros planetas ou aprenda a sintetizar matéria, a saída é uma só: consumir menos e reciclar mais."
Fontes: Terra, Lygia, Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil volume 2 Editora Moderna 
           Blog: Geo-Conceição