sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Rochas metamórficas

Rochas metamórficas


Como resultado do dinamismo terrestre, as rochas podem ser deslocadas desde o local onde se formaram para zonas onde predominam outras condições.



Se as rochas aprofundarem na crusta, ficam submetidas a condições de pressão e temperatura elevadas. Mesmo mantendo-se no estado sólido, sofrem transformações que podem incluir alterações mineralógicas e modificações na forma, distribuição e orientação dos minerais. Esse conjunto de modificações caracteriza o metamorfismo, ou seja, a transformação de uma dada rocha numa rocha metamórfica. Os principais factores de metamorfismo são a temperatura, a pressão, os fluidos de circulação e o tempo. Se as condições de temperatura e de pressão forem tais que provoquem a fusão dos minerais que constituem as rochas, origina-se magma.



As rochas metamórficas derivam da transformação de rochas preexistentes. Estas transformações minerais, químicas e estruturais ocorrem por acção do calor, da pressão, de fluidos de circulação e do tempo. Este fenómeno designa-se por metamorfismo.


Metamorfismo - Conjunto de modificações ocorridas no estado sólido na composição e na estrutura de uma rocha submetida a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em que se formou.